escolhas

Ontem entrei no ônibus e gentilmente fui agraciado com um folhetinho com uma mensagem de Deus. Muito educadamente o homem esperou as pessoas entrarem no ônibus, levantou de onde estava sentado e foi distribuindo sua mensagem. Como não me pareceu ser nenhum pedido de dinheiro ou contribuição, eu aceitei. E li, uma mensagem que por si só era interessante, pois é um ponto de vista, como de muitas pessoas.

Educadamente o homem ficou de pé, se apresentou diante dos passageiros e começou a citar a palavra da Bíblia e seu ponto de vista, sobre Deus, amor, pessoas, o mundo, salvação… e uma série de coisas. A princípio, na real, tudo bem, eu fiquei tentando prestar atenção por dois motivos: não queria ser mal educado, de desprezar o papelzinho e a presença do cara; e também porque estava ali, e de repente ele poderia me falar algo que fizesse minha viagem mais tranquila.

O texto do papelzinho, logo de início falava sobre as pessoas se questionarem sobre seu papel no mundo e de qual seria o plano de Deus para suas vidas. O cara começou a levantar a voz, falar entusiasmado, rígido, uma coisa tensa, alternando com palavras de como poderia se livrar disso, mas o que ficava mais marcante era a agonia, o que de ruim acontece, a depressão daquilo tudo. E falava rápido, falava alto, embolava palavras, que nem conseguia entender tudo (talvez fosse até melhor assim). Aí que parei e pensei, bem esse cara está aí perdendo o foco dele e deixando algumas pessoas nervosas, falando mais no caminho do demônio, e das pessoas que se perdem, e da salvação, e tudo mais… Adão e Eva, serpente, livre arbítrio… ânimo exaltado… calma, calma!

Por um tempo me fez pensar sim. Mas não foi por muito tempo que aquela conversa toda me segurou, preferir parar e pensar comigo mesmo. Ao menos foi bom para que eu pensasse minha situação e procurasse em mim, nas minhas atitudes, voltar a fazer do meu dia-a-dia um pouco mais saudável e estável emocionalmente.

Se estamos aqui, temos escolhas, devemos pensar em qual o nosso plano, o que faremos da nossa vida. Acho que não cabe aqui ficar discutindo essa ou aquela religião, cada um tem a sua. Mas não dá para ficar julgando as pessoas, descartando ou forçando que elas absorvam algo que não querem ou não conhecem, e pior, o que não concordam.

O cara ficou uns bons minutos lá… e depois saltou, recitando várias passagens bíblicas.

Fico feliz que ele tenha encontrado sua luz na vida. Mas fico pensando até que ponto isso o faz feliz, pois ele tentava passar coisas que julgava boa, mas citando exemplo ruins. Quantas pessoas fazem escolhas, para um ou outro caminho, quantas pessoas não fazem escolhas. Quantas escolhas que às vezes nem são relevantes…

Sei que preferi colocar na minha cabeça que queria voltar a tentar fazer meu dia-a-dia um pouco mais em paz, sem reclamar tanto das coisas. Tenho certeza que não foram as palavras do cara que me fizeram isso, mas o meu eu que estava pedindo.

9 pensamentos sobre “escolhas

  1. Acho interessante como existem mil maneiras de se procurar a paz nessa vida… Teho um certo pé atrás com essas pessoas que pregam pq me parece que elas sofreram lavagem cerebral e não pensam por si mesmas.. Bjs

  2. Eu não sei até que ponto é válida a titude desse senhor. Como você mesmo afirmou, não foi a iniciativa dele que te fez pensar nessa paz necessária nos teus dias… As pessoas buscam a paz por sim mesmas. Mas não o reprovo também. Ainda creio que as boas intenções provoquem, mesmo o mínimo, bons resultados.

    Obrigada pela visita!
    Teu espaço é muito bacana.
    Apareça, que eu voltarei.
    Meu beijo!

  3. Entendo seus devaneios com relação a busca da felicidade do evangélico…Tb já me questionei demais….E ainda fiquei sem entender rs Mas sabe o que coloquei como primordial pra mim?
    Que as pessoas da mesma forma que são diferentes uma das outras,teem suas felicidades baseadas em coisas diferentes e que muitas vezes o outro não entende.
    Mesmo ele estando citando exemplos tristes,ninguém sabe realmente onde era a felicidade verdadeira dele.Ás vezes apenas não sabia explicar da melhor maneira pq acredito que ninguém parte pro fim daquela maneira,sem estar completamente convicto do que está fazendo né ?

    Bom,fico feliz que vc está tentando viver mais um pouquinho em paz nos seus dias,pois assim so vc tem a ganhar.Reclamar menos das coisas e passar a olhar tudo com bons olhos,só nos ajudam a ter mais coisas positivas em nosso caminho…Continue assim,pois junto de você,existem mais milhões de pessoas tentando tb…E eu sou uma delas !

    bjinhos

    brigadinha pela visita,e fiquei contente em saber que sua imaginação voou solta rs

    boa semana !

  4. O plano de Deus na nossa vida é só um…Que sejamos felizes, mais como somos livres nas nossas escolhas, as vezes essas escolham não nos traz felicidade.

    E a busca continua sempre!

    Paz e luz!
    ´
    Ótimo texto!

  5. é Rogério..

    ainda bem q escreveu isso, pois achava q era a unica a tentar extrair de tudo um ensinamento… tanto de um mendigo, pedinte, orador ou um professor.

    continuemos assim, pois isso, tenho certeza, que nào faz mau

    abraço

    taia

Deixe um comentário

