publicidade no mundo da lua

Não diria que todos, mas a maioria dos estímulos que recebemos ao longo do nosso dia-a-dia, sejam visuais, táteis, sonoros, e às vezes até mesmo gustativo e olfativos, sejam fruto da publicidade. Infelizmente é assim, escolhendo ou não, somos bombardeados e entubados por preços, promoções, ofertas, novidades e “revoluções” que “precisamos ter”, e nos forçam a crer que sim, nós precisamos. E o pior, grande parte dessa enxurrada de propaganda é de péssima qualidade, sem falar no mal gosto.

Mas o que já teve seu charme e vanguarda, hoje não passa de grande maioria de “propaganda à varejo”. Não estou aqui querendo me referir somente aos anúncios de varejão, estou justamente dizendo que as propagandas em geral, mesmo o que é considerado o filé, puro suco, tem se tornado produto padrão de prateleira. Me refiro ao modo como a publicidade é pensada e feita hoje em dia, esse modo de proceder, fica muito a desejar, e vemos isso todos os dias. Agências pegam grandes contas, empresas anunciantes confiam nessas agências de grande nome e/ou “tradição”, e o que se vê são publicitários em seus clubinhos lançando peças para concorrer a prêmios da área, sem se preocupar muito com o foco que é anunciar e se comunicar com o público.

Há algum pouco tempo atrás, estava sendo veiculada uma propaganda de carro na televisão. Era um anúncio de queda de preço dos veículos, ou algo do tipo, mas os preços eram tão “convidativos” (segundo a propaganda) que foram anunciar na Lua (sim, lá mesmo, aonde provavelmente ninguém vá precisar de carro). Achei super estranho, mas enfim. Outro dia no carro com minha mãe, na rádio veio um spot de anúncio da mesma marca de veículos, e com a mesma temática, aquela voz, meio distorcida como vinda de um comunicador, e o cara falando que estava na Lua para anunciar a mega promoção do preço do carro. Fiquei imaginando, precisavam bolar uma ideia tão absurda ou superficial para falar que baixou o preço do carro? Mandar um cara à Lua para anunciar isso?

O que é esse comercial de supermercado onde uma mulher (de verdade) interage com um bebê (ilustração digital) e o bebê solta um pum? Nem se fosse um bebê bonitinho seria fofinho, é nojento.

E mais e mais vezes, quantas e quantas propagandas de cerveja superficiais e vazias, mulheres bonitas pra cá, mulher bonitas pra lá, redondo, frescura, bar, final de semana, balada, parece que todo dia é dia e todo lugar é lugar. Se for reparar nesses comerciais, a maioria é em bar e é sempre luz do dia, e nunca é cara de final de semana, ou seja, ninguém trabalha, ou é na praia. Agora “o preço é uma merrequinha… é nadica de nada”. Volta e meia lançam uma lata maior, uma lata menor, uma garrafa maior, uma garrafa menor, um rótulo especial… e o produto em si? Não tem novidade alguma, ou devem estar querendo esconder ou não deixar que as pessoas percebam que tem mais água que outra coisa. Ainda bem que não bebo, rs.

A ideia publicitária, nesse caso é que foi para o mundo da Lua mesmo. E o pior, saber que uma marca anunciante paga milhões para agências criarem campanhas desse tipo. É o sinal da falta de criatividade dessa galera de criação. Esses caras ganham contas muito altas, viram noites e noites, lidam com comportamento e contato com público de milhões de pessoas. É uma responsabilidade enorme estabelecer estabelecer essa comunicação de marca com seu público, e simplesmente, em alguns casos parece que estão desrespeitando ou chamando esse público de burros, sem cultura, ou achando que eles engolem qualquer propaganda ou produto, só porque tem um jingle que gruda na cabeça ou comercial com modelos lindas, ou piadinhas apelativas.

Bom seria se produtos e serviços simplesmente pudessem ser e existir sem a necessidade de publicidade. Ou melhor, alguns realmente não precisam, então porque forçar a barra para anunciá-los, ainda por cima de forma errada?

Mas existem casos que se salvam nessa selva de falta de criatividade, ainda bem.

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5 pensamentos sobre “publicidade no mundo da lua

  1. Meu querido já estava sentindo tua falta, teus textos sempre tão inteligentes.

    E as propagandas de cerveja?!! Além de não passar nada, alias passa sim, muita vulgaridade.

    Bjos de luz!

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