encadernação e novo blog

img_001
Oi pessoas.

Não sei se todos sabem, mas uma coisa que tenho feito ultimamente, e que tem me deixado muito feliz e mais realizado, é que venho trabalhando com encadernação artesanal. Tá, tudo bem, nem todos devem saber direito o que é, vou explicar: basicamente são cadernos feitos à mão. Cadernos fora do comum, diferentes desses feitos em larga escala, industrialmente e comprados em papelarias e lojas. Tudo é montado artesanal mesmo, desde a escolha dos papéis, tecidos, linhas, material para acabamento, tudo.

Para mim foi um achado ter começado a mexer com isso. Tive um primeiro contato há muitos anos dentro do curso de design, e aquilo ficou na minha cabeça, tanto que nunca esqueci. E trabalhando, pesquisando, e pela internet, por indicação de amigos foi vendo sempre coisas novas. Até um belo dia que resolvi pegar algumas folhas de papel, misturá-las e montar dois cadernos, um deles com papéis de contas de telefone e outro com folhas novas, para desenhar. Pronto, se iniciava esse novo ciclo e essa nova vontade de fazer algo que tivesse orgulho.

De lá para cá, fiz alguns cursos, aprendi um pouco mais (e muito ainda há por aprender), conheci pessoas, troquei ideias, e já fiz alguns cadernos, dei vários de presente e outros por encomenda. E o resultado disso tudo? Que é algo que me orgulho muito, me realiza muito, me deixa muito feliz e satisfeito, por ter essa vontade, empolgação, de encontrar em mim a vontade por explorar e levar a diante um trabalho me, que quero fazer sempre melhor, e mais.

Fiquei um tempo enrolado, com outro curso e dei um tempo em fazer os cadernos, mas agora estou voltando e quero seguir com essa vontade toda.

Desculpem se fica parecendo que estou fazendo propaganda (e de certa forma até é), mas é que realmente é uma coisa que me deixa feliz, e se pudesse viveria de fazer só isso. O que mais quero é explorar esse meu lado um pouco mais artístico, experimentar, mergulhar em materiais, expor mais livremente cores, formas, e o que mais vier.

O que tenho feito vocês podem ver no meu Flickr. E hoje acabei de criar um novo blog, aonde quero me aproximar mais desse universo e acompanhar o que cada um tem feito com os cadernos que receberam feitos por mim. É um novo espaço, aonde tentarei colocar dicas e contar um pouco as histórias de cada nova criação e experimentação. O novo blog é o “Por onde anda seu caderno?“.

Valeu. =)

Anúncios

4 pensamentos sobre “encadernação e novo blog

  1. Ola,
    Você poderia postar um tutorial de encadernaçao com costura aparente?
    ja encontrei alguns de costura japonesa mas gostaria de aprender a fazer um caderno com costura aparente..

    Desde ja obrigada!!!

    • Oi Paola.
      Ainda não dei nenhum curso. O que tenho vontade de fazer, é juntar alguns amigos e interessados e programar uma oficina para trocar ideias. =)
      Talvez curso mais para a frente, mas ainda nada fechado, não programei nada ainda.
      Valeu, abrigado.

  2. Ola gostei muito do que li.

    Em seu comentário você cita que fez cursos poderia me indicar como fazer o curso de encadernação tem uma dica, claro melhor seria pela internet, mas quero muito fazer um curso assim.

    Obrigado

    Carlos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s