encadernação e novo blog

img_001
Oi pessoas.

Não sei se todos sabem, mas uma coisa que tenho feito ultimamente, e que tem me deixado muito feliz e mais realizado, é que venho trabalhando com encadernação artesanal. Tá, tudo bem, nem todos devem saber direito o que é, vou explicar: basicamente são cadernos feitos à mão. Cadernos fora do comum, diferentes desses feitos em larga escala, industrialmente e comprados em papelarias e lojas. Tudo é montado artesanal mesmo, desde a escolha dos papéis, tecidos, linhas, material para acabamento, tudo.

Para mim foi um achado ter começado a mexer com isso. Tive um primeiro contato há muitos anos dentro do curso de design, e aquilo ficou na minha cabeça, tanto que nunca esqueci. E trabalhando, pesquisando, e pela internet, por indicação de amigos foi vendo sempre coisas novas. Até um belo dia que resolvi pegar algumas folhas de papel, misturá-las e montar dois cadernos, um deles com papéis de contas de telefone e outro com folhas novas, para desenhar. Pronto, se iniciava esse novo ciclo e essa nova vontade de fazer algo que tivesse orgulho.

De lá para cá, fiz alguns cursos, aprendi um pouco mais (e muito ainda há por aprender), conheci pessoas, troquei ideias, e já fiz alguns cadernos, dei vários de presente e outros por encomenda. E o resultado disso tudo? Que é algo que me orgulho muito, me realiza muito, me deixa muito feliz e satisfeito, por ter essa vontade, empolgação, de encontrar em mim a vontade por explorar e levar a diante um trabalho me, que quero fazer sempre melhor, e mais.

Fiquei um tempo enrolado, com outro curso e dei um tempo em fazer os cadernos, mas agora estou voltando e quero seguir com essa vontade toda.

Desculpem se fica parecendo que estou fazendo propaganda (e de certa forma até é), mas é que realmente é uma coisa que me deixa feliz, e se pudesse viveria de fazer só isso. O que mais quero é explorar esse meu lado um pouco mais artístico, experimentar, mergulhar em materiais, expor mais livremente cores, formas, e o que mais vier.

O que tenho feito vocês podem ver no meu Flickr. E hoje acabei de criar um novo blog, aonde quero me aproximar mais desse universo e acompanhar o que cada um tem feito com os cadernos que receberam feitos por mim. É um novo espaço, aonde tentarei colocar dicas e contar um pouco as histórias de cada nova criação e experimentação. O novo blog é o “Por onde anda seu caderno?“.

Valeu. =)

4 pensamentos sobre “encadernação e novo blog

  1. Ola,
    Você poderia postar um tutorial de encadernaçao com costura aparente?
    ja encontrei alguns de costura japonesa mas gostaria de aprender a fazer um caderno com costura aparente..

    Desde ja obrigada!!!

    • Oi Paola.
      Ainda não dei nenhum curso. O que tenho vontade de fazer, é juntar alguns amigos e interessados e programar uma oficina para trocar ideias. =)
      Talvez curso mais para a frente, mas ainda nada fechado, não programei nada ainda.
      Valeu, abrigado.

  2. Ola gostei muito do que li.

    Em seu comentário você cita que fez cursos poderia me indicar como fazer o curso de encadernação tem uma dica, claro melhor seria pela internet, mas quero muito fazer um curso assim.

    Obrigado

    Carlos

Deixe um comentário

