impulsivo

Impulsivo é quando tomo alguma atitude de relance sem pensar muito, ou mesmo tendo pensado muito previamente, acabo agindo de forma mais enérgica e/ou num lapso de querer, na empolgação, resolver, melhorar ou conquistar algo, sem necessariamente medir as consequências de forma apurada naquele momento.

Como por exemplo escrever um texto e não se importar se sai ou não com algum erro de português, ir colocando as letras, formatando palavras e ideias e no final não me preocupar muito com revisão. Basta a ideia, o impulso, o ato e a livre expressão.

Mas nem sempre agir por impulso é bom. Muitas vezes a atitude, o fato de demonstrar atitude é uma forma de pró-atividade, mas outras vezes é um ato meio cego, às escuras, e nem tão bem calculado, que pode gerar frustrações, e em piores casos, danos irreparáveis (muito pior que digitar um texto ruim com português péssimo). Se por um lado a atitude, seja pró-atividade, ou um comportamento habitual, ou o ato eufórico de antecipar-se (às vezes até a si mesmo) pode ser bom, em ambos os casos, dependendo do contexto, por outro lado pode ser igualmente desastroso. Mas o que é a vida senão nossa oportunidade de vivermos, presenciarmos, aprendermos… e, ahmm, bem, impulsivos ou não, caminhamos um passo de cada vez, ou vários ao mesmo tempo, mas cá estamos.

Cometi um impulso ontem, um grito eufórico e entusiasmado, cheio de expectativas. E fui frustrado pela realidade. Confesso que errei, mas me foi super útil errar e passar por isso, pois parei e refleti, passei a enxergar e vi que caminho queria seguir realmente, me enxerguei em proporções, tateei melhor. E estou feliz em poder reparar isso. Assim, acima de tudo, leve prejuízo ou não, julgo-me levando a melhor, pois a vivência que passo não há preço que pague.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s