passo a passo

Um dia de cada vez, passo a passo, etapa por etapa. Cada coisa no seu tempo, nada é por acaso, e mesmo que fosse, ainda no acaso há de ocorrer seus porquês mesmo que nunca iremos descobri-los.

É preciso saber ter paciência e respeitar o tempo, entender que feliz ou infelizmente algumas coisas não dependem só das nossas vontades, que elas precisam ser feitas nos tempos de outras pessoas ou fatores, que influenciam ou são influenciados por uma série de fatores, mesmo que alguns pareçam errados ou nos deixem aflitos pela expectativa. Tem que ter flexibilidade, menos egoísmo, mais entrega, menos apego, mais mente aberta, menos na defensiva, mais generosidade, menos questionamentos e mais compreensão.

Outras pessoas também dependem de nossas atitudes, ajudas, ações, do nosso tempo e disponibilidade. E nem sempre estamos 100% focados nas necessidades dos outros, às vezes nem focamos nas nossas próprias necessidades, imagina nas dos outros. Mas somos parte de uma rede, uma cadeia, ou melhor,  um ecossistema, algo vivo onde cada pequeno detalhe faz uma enorme diferença. Um “não nosso”, um “por que?” pode desencadear uma sequência de coisas que fogem daquilo que nos toca conscientemente, daquilo que ainda podemos assumir as rédeas.

Um passo após o outro, só assim se percebe as pedras no caminho, só assim é possível saber a hora de contorná-las e a hora de tropeçar e enxergar bem de pertinho os grãos de terra que nos dá base mas que na nossa altura deixamos distante, precisando tropeçar para cair na real e poder ver. E há passos em reviravolta de sentido e direção opostos turbilhonando e possibilitanto a busca por uma percepção e perspectiva totalmente diferente. Ao passo que só nos passos cuidadosamente vividos é que atingimos uma existência maior.

Anúncios

Um pensamento sobre “passo a passo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s